Vou contar um pouco do primeiro dia do congresso e os slides que vocês verão são tomadas do centro de convenções da Cidade do Cabo. Excelentes instalações, arejadas, leves, luminosas e claramente baseadas na sustentatibilidade. Comecei as atividades participando de um workshop pré-conferência com o instigante titulo: Plano de promoção da integridade científica (RIPP), como aplica-lo em contextos institucionais diversos?
(os slides mencionados no texto, estão no arquivo PDF no final desse post).
Após apresentação do sops4ri que são as orientações consensuais alcançadas por um grupo de trabalho europeu onde participam membros de 27 países e que é sem dúvida um trabalho de grande valor e utilidade para todos nós, lembrando sempre que é um guia e não uma imposição. Pretende ser um auxilio para todos que desejam implementar a integridade científica em suas comunidades e instituições. foi apresentado um spin-off deste trabalho que é o RIPP.
Para mim, o ponto alto foi que o grupo, integralmente europeu, deseja que essa proposta seja veiculada de modo global, incluindo os países abaixo do equador para enriquecer, diversificar e tornar mais inclusiva a proposta. Brinquei que fosse trocado para SIPP (scientific integrity promotion plan) já que RIP remete aquele acrônimo do túmulo (rest in peace) e SIPP parece mais um brinde com bebida....Brincadeiras a parte, havia várias representantes de universidades e instituições africanas que expuseram com muita clareza a problemática da diversidade e equidade em seus países. Também foi discutido extensamente a questão da necessidade de conscientização, em especial por parte das instituições e também pelo pesquisadores seniors. Bom saber que os problemas (vários foram discutidos) são compartilhados por todos!
Após um intervalo para café, teve lugar a cerimônia de abertura e a palestra inaugural, aliás, excelente, dada por uma pesquisadora sul-africana fortemente envolvida na pesquisa clínica em HIV e, nos últimos anos, também no ensaio de vacinas para SARS CoV-2, Glenda Gray. Há dois slides da apresentação dela elucidativos pois o tema era como desenvolver a pesquisa clínica em condições sub-ótimas, mas com integridade científica preservada. Os últimos slides são da apresentação de um grupo local super divertido e da plateia. O total de inscritos (presencial e virtual é de 700). Até amanhã, para mais um capítulo desse congresso cujo tema geral é: Promovendo a integridade científica num mundo desigual.
Ouça também através do podcast: https://podcasters.spotify.com/episode/0C9MNtLB744v4ZpTgmofSb
コメント