top of page
Buscar
  • Anna Goldberg

A curiosidade premiada


Um grande favorito dos meus filhos de há muitos anos atrás e que hoje faz parte das prateleiras de leitura dos meus netos é o livro - A curiosidade premiada - que conta sobre uma menina que fazia perguntas sem parar e a todos. Me lembrei dele hoje ao ler a notícia dos 5 agraciados com o prêmio Breakthrough, um dos maiores prêmios oferecidos nas ciências e matemáticas.


Um dos prêmios de 3 milhões de dólares foi dado á bioquímica Katalin Karikó, da Universidade da Pensilvânia, pela descoberta de como contrabandear (literalmente) o RNA para dentro das células sem ser reconhecido pelo sistema imune, o que abriu caminho para o desenvolvimento das vacinas contra o SARS-Cov2 da Pfizer-BioNTech e da Moderna, que salvam hoje milhões de vidas humanas.


A Dra. Karikó conta como foi difícil persistir na sua pesquisa, já que ninguém acreditava no sucesso de sua empreitada. Amargou até perda de posição acadêmica e salário, mas persistiu no seu trabalho, agora regiamente recompensado. Ela pretende usar esse dinheiro para fomentar mais pesquisas na área de vacinas de RNA e terapias para o câncer, reconhecendo que ela foi uma de muitos que contribuíram para os avanços alcançados, durante as décadas, para que a vacina de RNA se tornasse realidade.


Parabéns aos curiosos premiados com o prêmio Breakthrough 2021!


mais informação em https://www.nature.com/articles/d41586-021-02449-y

14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page