top of page
Buscar
  • Anna Goldberg

A integridade científica se defende!



Para além do noticiário diário sobre retratações por plágio, casos explosivos envolvendo pessoas em altos postos nas universidades e institutos de pesquisa, pesquisadores e administradores envolvidos com a implantação, expansão e universalização das condutas responsáveis e éticas na pesquisa também tem proposto soluções baseadas em inteligência artificial. Plágio já é rotineiramente verificado pelas editoras e jornais, inclusive com sofisticação crescente para contrabalançar as táticas típicas dos paper mills. A lista é longa: Grammarly, iThenticate, PlagScan, Copyleaks, Turnitin, Plagium, Duplichecker e muitos outros. Já a detecção da manipulação de imagens é mais complexa.  Primeiramente fotos, figuras, gráficos e blots são fundamentalmente diferentes e podem ser modificados de várias formas que variam desde cortes, colagens e inversões até a deleção de componentes "inconvenientes" da figura, resumindo, fazendo uso do famoso photoshopping....


No entanto, assim como a inteligência artificial pode ser usada para criar imagens falsas ela também permitiu o aparecimento de softwares específicos para detecção da manipulação de imagens que as editoras e os jornais passaram a usar rotineiramente. Um das últimos produtos a ganhar o mercado é o Proofig AI desenvolvido por Dror Kolodkin-Gal, que escreve no Scholarly Kitchen (https://scholarlykitchen.sspnet.org/2024/04/23/guest-post-the-future-of-image-integrity-in-scientific-research/?informz=1&nbd=0729ba0c-6bf0-4726-a357-d10c5c3d0103&nbd_source=informz)  a respeito da detecção de imagens manipuladas. De acordo com Jana Christopher, analista de integridade de imagens para a editora FEBS Press, de 20 a 35% dos manuscritos submetidos são marcados para uma análise mais detalhada (https://ukrio.org/ukrio-resources/ expert-interviews/jana-christopher-image-integrity-analyst/). Este número é confirmado num estudo independente usando o Proofig AI.


Assim, a mensagem para levar consigo é: não manipule suas imagens e se precisar efetuar alguma mudança, guarde os originais para apresentar junto com a submissão do seu artigo mostrando em detalhe o que foi que você modificou.

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page