top of page
Buscar
  • Anna Goldberg

Bandidos por todo lado

Atualizado: 19 de out. de 2023


Nesse mundo que parece ter enlouquecido de vez, venho mais uma vez postar sobre integridade científica. Só que hoje é um caso quase de ficção científica, uma fábula que ilustra como narrativas buscam envenenar, perturbar e romper o tecido da nossa humanidade, criando terrorismo e semeando desespero, intolerância e polarização pelo mundo afora. Como ser humano e, pelo acaso do destino, judia, meu coração está partido com mais essa guerra, com a crueldade dos homens e a brutalidade que abate indistintamente homens, mulheres e, em especial, as crianças. Choro por todos os filhos e netos que não têm hoje ou não terão amanhã, um mundo maravilhoso para crescer, viver e serem felizes.


Trata-se do caso recém-publicado (3 de outubro de 2023) por um time de jornalistas (Duncan Campbell, Bill Goodwin, Guy Taylor) em duas revistas Computer Weekly e Byline Times. O caso relata como um grupo de big shots (chefões) composto de lobistas pró-Brexit, políticos, industriais, comerciantes e acadêmicos britânicos da extrema direita conspiraram em segredo para derrubar a revista Nature. Tentaram de todas as formas colocar a equipe editorial da revista sob vigilância alegando estarem vendidos aos chineses! Pediram e chegaram a exigir esta vigilância aos serviços secretos MI5 e MI6, à CIA, ao Mossad israelense e até ao serviço de inteligência australiana. Um membro do grupo conduziu até investigações da vida pessoal e íntima da alta cúpula de revista... No entanto, e ainda bem, essas investidas não deram certo. O grupo que, inclusive tem, dentre seus membros, negacionistas em relação ao aquecimento global, tentou semear narrativas sobre o suposto vazamento do vírus responsável pela Covid-19 de um laboratório chines. Também produziram autobiografias adulatórias e até tentaram vender a ideia dessa "história extraordinária e verdadeira" em Hollywood, cujo título seria - Os caçadores da Covid que se tornaram vítimas- onde o tema seria sobre serem vítimas de uma conspiração comunista de viajantes chegando ao Ocidente.

E por que fariam uma coisa dessas? Então vamos por partes


No início de 2020, em plena pandemia, 5 membros do grupo pro-Brexit e um cientista norueguês se convenceram de que o vírus SARS-Cov-2 tinha sido engendrado lá na China e tiveram a ideia de aramar um esquema para promover uma vacina bolada pelo Prof. Dalgleish (o negacionista) e o Prof. Sørensen (o norueguês), este último dono de uma pequena empresa farmacêutica (Immunor AS), já conhecida por ter encontrado uma cura funcional para o HIV. Alguns dos membros tinha inclusive ações da empresa. E mais, um conjunto de milhares de emails vazados (por um grupo russo de hackers, imaginem só!!!) revelaram o intenso esforço do grupo para promover a vacina junto ao governo britânico para que comprasse milhões de doses da vacina ainda não testada, mas supostamente baseada no conhecimento da sequência especial criada pelos conspiradores chineses e, portanto, a única capaz de fazer frente à doença. Não é mesmo uma história da carochinha?


No meio dessa tentativa de vender a vacina para o governo britânica, a revista Nature medicine publica o artigo científico que definitivamente descarta a existência de manipulação genética ou fabricação do vírus SARS-Cov-2. Os emails vazados mostram que, nesse momento, o grupo enfurecido com a publicação resolve ir à luta para desacreditar o grupo Nature, usando toda a sorte de subterfúgios nas mídias sociais e o jogo sujo acima relatado. John Constable, sim, ele próprio (!), divulgou informações falsas acusando a editora de ligações com os chineses porque uma vez tinham feito uma visita ao Instituto de Virologia e enviado um carão de felicitações pelo septuagésimo aniversário da Academia de Ciências chinesa. Foi atrás de informações sobre passatempos, postagens, contatos na China, amantes e até concluindo num dado momento que a voz de um indivíduo falando sobre a ciência chinesa o indicava como sendo um sinófilo! As investidas continuaram por vários meses, enquanto o grupo continuava tentando vender a sua "vacina", a única baseada na etiologia correta. Chegaram a dar um ultimato ao primeiro-ministro informando que tinha 24 horas para se decidir. O grupo continuou a semear falsidades e ameaças ao grupo editorial e chegaram até a tentar publicar um artigo com provas dos "crimes cometidos na manipulação do vírus", que foi rejeitado por falta de embasamento científico para as alegações.


Há muitos detalhes adicionais, para quem quiser ler a íntegra dessa incrível história de falta de ética, conflito de interesses, quebra de confidencialidade, mentiras abertas e manipulação da opinião pública, e a total ausência de responsabilidade social com os milhões de indivíduos reféns de uma pandemia que tantas vidas ceifou.

P.S. Se estiverem a fim de ler uma notícia alvissareira recomendo o link abaixo.


Bad guys all over the place:


In a world gone completely crazy, once more I post a text on scientific integrity. The difference is that today I write about a case more like science fiction, a fable that illustrates how narratives seek to poison, disturb, and disrupt the fabric of our humanity. leading to terrorism, breeding despair, intolerance, and polarization throughout the whole world. As a human being, and by chance of destiny, a Jew, my heart is broken because of one more war, because of the cruelty of man and the brutality that slaughters alike men, women and, especially children. I weep for all children and grandchildren that do not have a today or will not have a tomorrow in a marvelous world to grow, live, and be happy.


Please refer to the original text posted October 3,2023 for reading in English and note that this is an incredible story of ethical breaches, conflicts of interest, loss of confidentiality, straight lies and manipulation of social media, and a complete lack of social responsibility to millions of individuals trapped in a pandemic that took away so many lives.


P.S. If you need some good news for a change, I recommend the link below.

42 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page