Biotérios de excelência
- Anna Goldberg
- 25 de jul.
- 1 min de leitura

A revista FAPESP de outubro de 2024 traz um assunto muito importante e atual para a atenção dos seus leitores: a transformação dos biotérios brasileiros. Patrícia Gama, professora titular na universidade de São Paulo faz um resumo das preocupações atuais com o bem-estar dos animais usados na pesquisa, quando faltam métodos alternativos apropriados (https://www.youtube.com/watch?v=cCarY9ihZ3U).
A matéria me fez lembrar aquela frase: Não basta ser a mulher de César, tem de parecer a mulher de César. E por que digo isso? Porque os biotérios brasileiros têm sido, desde sempre, fonte de preocupação dos cientistas brasileiros, pois sabemos que a qualidade e humanização dos biotérios é essencial para se alcançar bons resultados nas pesquisas e no desenvolvimento de novos produtos.
A acreditação internacional feita pela AAALAC (https://www.aaalac.org), organização americana independente especializada, reside fortemente nos quesitos da conduta ética, no bem-estar dos animais com especial peso na avaliação da ausência de dor, incômodo, fome ou sede, restrição de movimentos e de ambientação. Dessa forma, a certificação AAALAC fornece um selo da qualidade das instalações e da excelência no cuidado dos animais, uma certidão que traz visibilidade e comprovação da capacitação em serviços para a pesquisa pré-clínica, para a indústria e para a academia.
A Goldberg Consultoria tem experiência e conhecimento para ajudar a sua instituição obter a acreditação pela AAALAC. Consulte-nos!
Comentários