top of page
Buscar
Anna Goldberg

Comunicação com o público: a chave do sucesso

Atualizado: 24 de nov. de 2021




Notícia refrescante que pesquei esses dias: Na Finlândia, uma sequência de eventos resultou numa resposta super positiva por parte da comunidade científica e um bom exemplo de como cientistas podem se comunicar melhor com a sociedade, que, em última análise, é quem paga, através de financiamento público e/ou privado, pela ciência que é feita num país.


Primeiro, um jornalista de uma empresa de mídia de grande circulação, criticou, no Twitter, projetos de pesquisa feitos no país dizendo: “Isso não é ciência e é ridículo que sejam financiados com dinheiro público”. A notícia ganhou as manchetes, e vários jornalistas passaram a usar um tom mais hostil. Mas, a comunidade científica finlandesa respondeu em massa à sugestão do reitor da Universidade do Leste da Finlândia, Tapio Määttä, de publicar no Twitter, resumos de suas pesquisas em andamento, em 140 caracteres.


O projeto ganhou o nome de #1 pesquisa (#minätutkin) e ganhou apoio maciço da população. Alguns desses posts geraram mais de 4000 tweets em apenas 4 dias e a hashtag já foi usada mais de 10 mil vezes. Isso num país cuja população é menor que a da cidade do Rio de Janeiro!


O resultado mais palpável foi o da queda das hostilidades, o engajamento generalizado das universidades finlandesas e de seus pesquisadores e, por fim, a suspensão da tramitação de proposta de diminuição de verbas para financiar a ciência, que estava sendo discutida no parlamento finlandês. Um belo exemplo, vocês não acham?


Thornton, J. Nature. CAREER Q&A, 11 November 2021. https://doi.org/10.1038/d41586-021-03407-4

5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

C

Comments


bottom of page