Olá! Resolvi deixar por escrito minhas impressões do congresso mundial de integridade científica que ocorre a cada dois anos. Lembram o congresso na África do Sul? Também postei minhas impressões naquela ocasião, onde o destaque principal foram as palestras e debates sobre inclusão, diversidade, combate ao racismo sistêmico e mais, gerando o Cape Town Statement. Desta vez, o assunto de destaque foram os impactos na inteligência artificial no dia a dia dos procedimentos de checagem e controle da integridade da informação, sejam dados, imagens, textos, códigos, etc. Mas estou me adiantando. Sobre isso falarei nos próximos blogs.
Hoje quero contar para vocês sobre um workshop do qual participei. Trata-se de um projeto para lidar de forma aberta e transparente com as questões de autoria, sendo desenvolvido pela Dra. Lisa Rasmussen da Universidade da Carolina do Norte em Charlotte. (https://www.authorshipproject.org/) que inclui doutorandos em Ciência Organizacional (essa é uma área nova, não é?).
Vale muito a pena visitar a página do projeto. Um exemplo de como desenvolver projetos institucionais duradouros e de impacto, com sumário executivo, o histórico das políticas desenvolvidas e agora aprovadas pela instituição, exemplos de disputas de autoria e dicas de como podem ser resolvidas, formulários de acordos de autoria preenchidos ANTES de iniciar o estudo e, ainda curso de treinamento dos estudantes e ferramentas de apoio para orientadores, professores, instituições e editoras. Tem um curso rápido, mas bem completo, gratuito e aberto a todos os interessados!
Recomendo que convidem os membros de sua equipe, laboratório ou departamento, a viajar nesse site, escutar também os audios sob o nome de Murky waters (na aba de why it matters) e conversem a respeito.
Comments