Excelência premiada: Lasker Awards
- Anna Goldberg
- 10 de out. de 2024
- 2 min de leitura
Atualizado: 11 de out. de 2024

Um prêmio de grande prestígio e que é considerado por muitos como um indicativo de um futuro prêmio Nobel, foi dado esse ano para os pesquisadores Joel Habener, Svetlana Mojsov e Lotte Bjerre Knudsen, pelos seus feitos no desenvolvimento de nova classe terapêutica dos antagonistas de GLP-1 (https://doi.org/10.1038/d41586-024-03078-x).
O que é muito interessante, a meu ver, nesse caso, é a premiação de pesquisadores importantes que não haviam ainda sido premiados, juntando-se então ao pódio que inclui nomes como Jens Juul Holst, Daniel Drucker e Richard DiMarchi. Vale a pena ainda notar que cada um desses pesquisadores trabalha numa universidade diferente, em 4 países, mostrando mais uma vez como a boa ciência se faz com a participação de várias equipes, pesquisadores de excelência e a colaboração internacional.
Listo aqui ainda alguns outros premiados do Lasker Awards, que mostram a importância e a diversidade desse prestigioso prêmio:
Zhijian ‘James’ Chen premiado pelo seus estudos que identificaram pela primeira vez e elucidaram como a enzima cGAS detecta DNA anômalo e induz a cascata das respostas imune e inflamatória.
John Jumper e Demis Hassabis da empresa DeepMind, receberam o premio pelo desenvolvimento do revolucionário sistema de inteligência artificial AlphaFold que permite inferir o formato tridimensional das proteínas a partir de sua sequência de aminoácidos (https://www.the-scientist.com/lasker-award-for-revolutionizing-protein-structure-predictions-71386) .
E, por fim, a inspiradora figura de Piet Borst, da Netherlands Cancer Institute, que recebeu o Lasker~Koshland Special Achievement Award in Medical Science de 2023 pelo conjunto de sua obra. Este cientista versátil estudou, ao longo de sua vida, temas tão diversos como mitocôndrias, tripanosomas e câncer, fazendo descobertas importantes em cada uma delas. Por exemplo, em seus estudos em tripanosomas, descreveu pela primeira vez os glicosomas, foi instrumental na elucidação do mecanismo de variação antigênica e na identificação da base J para terminação da transcrição de RNA. Vale a pena ler um pouco mais sobre a sua biografia (https://www.the-scientist.com/piet-borst-wins-a-lasker-award-for-scientific-excellence-71387).
Comentários