Jennifer Byrne da Faculdade de Medicina da Universidade de Sydney junto com colegas da Austrália. França e Estados Unidos acabam de publicar no bioRxiv ( https://doi.org/10.1101/2024.02.29.582220) um longo artigo (Misspellings or “miscellings”- non-verifiable cell lines in cancer research publications) detalhando o uso de linhagens celulares com erros de sequência, falhas na rastreabilidade e até ausência da documentação original e fonte de linhagens usadas, todos encontrados em algumas centenas de artigos analisados, que publicaram estudos referentes a miR-145. E você, usa linhagens nos seus estudos? Então não deixe de ler esse artigo e de verificar as suas próprias linhagens. Eu mesma já vivi desventuras por causa de linhagens celulares alteradas ao longo das passagens em cultura....
Você sabia que a pandemia de Covid--19, com o isolamento social e o fechamento de lugares públicos, eliminou uma cepa de influenza? Mais especificamente a linhagem Yamagata do grupo B parece ter desaparecido da face da terra e a recomendação da OMS é de remover essa linhagem da vacina anual dada aos americanos. E nós aqui no Brasil, devemos também ficar apenas com a tríplice? Esse é mais um exemplo de como a manutenção de dados epidemiológicos de um país é essencial para as melhores decisões na área da saúde pública.
O pós-doutor Kif Liakath-Ali que trabalha junto ao prêmio Nobel Thomas Sudhof acaba de ganhar um prêmio pela sua integridade científica. O prêmio foi dado pelo novo Programa de rigor científico e reprodutibilidade da Faculdade de Medicina da Universidade de Stanford. O jovem neurocientista descobriu um erro sério em estudo anterior do grupo publicado na Nature Neuroscience, e escolheu fazer a coisa certa, mesmo com a perda de muito trabalho. Acaba de ter sua história publicada juntamente com o seu mentor. O texto também se refere ao caso como uma contrapartida muito importante a vários casos recentes como o do presidente da Stanford que teve de renunciar ao cargo por má-conduta e o caso da cloroquina na pandemia. Vale a pena ler a matéria. O artigo: Eureka! How a Stanford study revealed the success of research failures, (https://www.mercurynews.com/2024/02/20/eureka-how-a-stanford-study-revealed-the-success-of-research-failures/) pode ser lido em diversos jornais americanos, pois fez furor!
- Anna Goldberg
Komentarze