Outra organização com uma proposta verdadeiramente interessante é a Easy Telling. O nome já diz quase tudo, pois deixa clara a sua missão de traduzir, simplificar e tornar o conhecimento científico de fácil entendimento. A princípio pode parecer semelhante a sites no exterior como o Science Simplified (https://www.simplifiedsci.com/) de Neil Baugh. No entanto, essa empresa vai mais longe e é aí que os seus produtos se tornam verdadeiramente interessantes.
O foco das pesquisas na literatura e no corpo de evidências disponíveis está voltado para o conhecimento relevante para a sociedade, para a implementação de políticas públicas e para avaliação do retorno do investimento, o ROI. Em outras palavras, a meta é, na palavras da própria fundadora Maria Paola Salvo, ajudar a ciência a gerar impacto. Tradução do conhecimento é o nome dado a essa área de atuação e a Easy Telling vêm desenvolvendo algoritmos de busca usando a inteligência artificial para aprimorar o seus resultados e criar uma interface convidativa com os usuários.
Os pesquisadores brasileiros podem se beneficiar, e muito, dessa abordagem, pois com impacto entre as suas prioridades, o potencial das pesquisas propostas toma outra forma, auxilia na obtenção de financiamento e geração de maior visibilidade e valor. Ao entrar na página da empresa, logo vem o convite para experimentar a sua plataforma, que está programada para ser lançada publicamente em junho de 2024. Vale a pena experimentar e ajudar essa empreendedora a alcançar o sucesso!
Comments