Matéria super divertida que saiu no blog da PLoS (A Cartoon Guide to Criticism: Scientist Edition, https://absolutelymaybe.plos.org/2021/04/04/a-cartoon-guide-to-criticism-scientist-edition/) traz as questões de como conviver com a crítica quando a gente faz ciência.
Críticas são inerentes ao processo, necessárias para se alcançar os melhores resultados e parte integral do desenvolvimento pessoal. Não é fácil para ninguém receber críticas, mas isso pode e deve ser treinado, já que as críticas virão do time, do orientador ou supervisor, das bancas de defesa ou de concursos, dos colegas em congressos nacionais e principalmente, internacionais e, mais recentemente, através das mídias sociais. É necessário, portanto, aprender a ouvir.
Mas, atenção! Trata-se não só de receber críticas, mas também de “criticar” os seus colegas de profissão. Ser educado não significa diminuir ou falsear a sua crítica. Lembre-se que a veracidade é um dos pilares da integridade científica e isso vale também na comunicação entre colegas. Assim, também é preciso aprender a falar...
Commentaires