Olá, resolvi fazer essa postagem para retomar um assunto que me muito caro e, os que me
conhecem, sabem que sempre foi uma bandeira minha. Estou falando de profissões para doutores
e mestrandos fora da universidade pública, um ambiente com vagas escassas, muita
competitividade e, de modo geral, pouco apoio institucional. Para além das já conhecidas, no caso,
professores na rede universitária e escolar privada, responsáveis técnicos e analistas nas áreas de
venda e treinamento nas empresas farmacêuticas e distribuidoras de produtos para pesquisa,
profissionais em laboratórios clínicos e serviços de apoio, há outras oportunidades que exigem
talento, esforço e talvez até um tanto de sorte, mas são recompensadoras e oferecem uma
carreira interessante e inovadora. O que todos esses têm em comum? Ter conhecimento e
trabalhar com qualidade. Credibilidade e excelência são as palavras-chave aqui. Cito alguns
exemplos para ler ao longo da semana.
fotografia, filmagem e documentação científica: Já conhecem os TED Talks? (ideias que
valem a pena divulgar)? Vejam, por exemplo, em https://www.ted.com/topics/science
onde muitos dos vídeos mais curtos vem com animação e desenhos para melhor
comunicação com os seus usuários. Outro exemplo, o brasileiro Marcio Cabral, que
ganhou o prêmio de melhor foto de 2023 na categoria Vida Vegetal, da revista Nature
(Photography Contest Winners 2023 · The Nature Photography Contest
(thenaturephotocontest.com)) com uma foto tirada na Chapada dos Veadeiros (vejam a
figura). Mas no link podem ver muitas outras fotos maravilhosas. Na área de ilustração
cito ainda The Scientist (https://www.the-scientist.com/) com exemplos primorosos. Para
você é bom no desenho, ilustração científica pode ser um caminho
(https://mindthegraph.com/blog/pt/ilustracao-cientifica-2/) e a Universidade do Porto
tem um curso de pós-graduação voltado para o tema. Aliás tem também curso de Biologia
Computacional e de Informática na Saúde
rigem=CUR&pv_tipo_sigla=E) !
Comunicação científica de qualidade para leigos e jornalismo científico: Um excelente exemplo das possibilidades pode ser visto na página do Science Simplified (https://www.simplifiedsci.com/) onde há inúmeros exemplos. Escolhi um (https://www.simplifiedsci.com/p/using-lactic-acid-separate-oil-water) que, acredito, ilustra bem o meu ponto. Outra página maravilhosa, usada inclusive pelas minhas netas é a da Kahn Academy (Khan Academy | Free Online Courses, Lessons & Practice) que é praticamente uma escola online para o primeiro e segundo graus escolares, que até prepara para o ENEM americano! Todos os jornais e diários sérios tem profissionais treinados e preparados para a comunicação científica e interação com a sociedade, um trabalho exigente que traz enorme contribuição para a Saúde Pública e bem-estar da população. É uma área promissora, pois canais de comunicação digital de todo tipo crescem atualmente de forma exponencial! Há cursos de especialização e de mestrado voltados para a preparação desses profissionais. O mais conhecido é o já tradicional Labjor (https://www.labjor.unicamp.br/pos-graduacao/especializacao/) da UNICAMP.
Redação científica, curadoria de textos ou editor de revistas científicas: A era de inteligência artificial, na qual ingressamos, torna esse trabalho cada vez mais importante, pois o olhar humano ainda é necessário para evitar a derrama de falsidades e baboseiras indo parar na internet.
Gestão da ciência, vista por muitos, ainda, como uma carreira, digamos, menos importante ou de pouco valor, está se tornando cada vez mais essencial. Sob essa classificação bastante genérica, cabem a coordenação de Núcleo de Apoio à Pesquisa, assistência na submissão e acompanhamento de projetos de pesquisa, gestão de projetos propriamente dita, relações internacionais nas parcerias científicas, gestão de dados, gestão de bibliotecas, gestão de eventos científicos e mais...
Trabalho nas áreas ligadas à integridade científica e qualidade da pesquisa. Cito aqui a Moressier para quem quiser saber mais (Morressier | Science starts with a spark) e naturalmente, a Goldberg Consultoria :) que pode lhe ajudar, ainda hoje, a aperfeiçoar seus processos visando a excelência na pesquisa.
E não falei nada de uma série de outras carreiras para biólogos e profissionais de formação semelhante: perito forense, aconselhamento genético, produção de alimentos, controle de qualidade em indústrias, uma série de trabalhos na área de Meio ambiente que incluem gestão e planejamento. Cito aqui alguns poucos exemplos como monitoramento do saneamento básico, arborização de cidades, recuperação de matas e outros ecossistemas...
Ideias inovadoras usando as mídias sociais e conhecimento científico para criar nichos de atuação: Cito aqui algumas: Retraction Watch (https://retractionwatch.com/) que mantém uma base de dados sobre artigos retratados, Superhuman AI (Superhuman | Blazingly fast email for teams and individuals) noticia as novidades em inteligência artificial, World Builders (Nathan Baugh - World Builders | LinkedIn) ensina a escrever, ciência inclusive, Wylinka (https://wylinka.org.br/) empresa brasileira que estimula e facilita a conexão da ciência com o mercado, Instituto Questão de Ciência ( https://iqc.org.br/) capitaneada pela cientista microbiologista e blogueira Natalia Pasternak, CBDL - Câmara Brasileira de Diagnóstico Laboratorial (https://cbdl.org.br/) , com foco nos produtos de diagnóstico, tem um blog muito ativo, recheado de informações, Chartr que informa sobre muitos assuntos incluindo ciência exclusivamente por meio de gráficos e dados (https://www.chartr.co/) , Sense about Science é uma organização do terceiro setor com a missão de promover o interesse público em ciência de peso (https://senseaboutscience.org/). Você conhece algum site interessante, comente aqui no nosso blog, será muita bem-vindo (a)!
Comments