Tive o prazer, recentemente, de participar do evento virtual Nobel Prize Summit, com a participação de mais de 80 prêmios Nobel, além de gestores internacionais, cientistas e ativistas. Com o título - Nosso Planeta, Nosso Futuro – o evento abordou os temas mais importantes da atualidade: aquecimento global, biodiversidade, desigualdade social e as novas realidades na saúde e na educação, entre outros. Para além do óbvio e essencial papel da ciência nisso tudo, um tema que foi repetidamente discutido por todos foi a necessidade da melhor comunicação do cientista com a sua plateia, a população mundial. Como apontado pela prêmio Nobel de Química 2020, Jennifer Doudna: “We must break down the walls that have previously kept science and the public apart and that have encouraged distrust and ignorance to spread unchecked. If anything prevents human beings from rising to the current challenge, it will be these barriers.”
A dica mais divertida foi oferecida por outro prêmio Nobel, de Medicina 1993, Sir Richard Roberts: Aplique o teste da vovó! Se sua vovó e depois as amigas dela entenderem o que você faz então você está se comunicando!
E vejam só que bacana: A revista Frontiers for Young Minds (https://kids.frontiersin.org/ ) aceita submissão de artigos científicos cuja revisão por pares será feita por crianças e adolescentes. Pesquisadores: Testem seus talentos de comunicadores!
Comments