
Fui, durante década, revisora de artigos científicos para as mais diversas revistas especializadas e sei por experiência própria, quanto trabalho e comprometimento fazer uma revisão bem-feita requer. Com o aumento logarítmico do número de artigos submetidos, é fácil entender o porquê da crise nas editoras. Não encontram revisores em qualidade e número satisfatório, precisam combater as modernas formas de falsificação para as quais ninguém está de fato preparado (inteligência artificial, IA, usada para gerar dados e textos, paper mills, entre outros). Nesse contexto há o surgimento de novas formas de utilizar a IA para fazer frente ao tsunami de submissões.
Vários pesquisadores têm debatido o assunto, em especial durante a semana da revisão por pares (Peer Review Week 2024) ocorrida no final de setembro de 2024 com uma extensa programação (https://peerreviewweek.wordpress.com/home/events-and-activities-2024/). Ivone Evangelista Cabral, da Faculdade de Enfermagem da UFRJ e editora dos Cadernos de Ética em Pesquisa comenta sobre a importância da revisão por pares, do aprendizado que o processo gera e da necessidade de aperfeiçoamento do sistema, mudando inclusive como essa tarefa essencial para a qualidade da ciência deveria ser apreciada e recompensada.
Uma longa postagem no Scholarly Kitchen (https://scholarlykitchen.sspnet.org/2024/09/26/innovation-and-technology-in-peer-review-some-user-perspectives/) dá uma dimensão das múltiplas facetas da revisão por pares e dos possíveis papeis da tecnologia e da inteligência artificial em auxiliar esse delicado e exigente trabalho que ainda hoje é feito por pesquisadores especialistas nos temas que dedicam inúmeras horas de sua vida nesse trabalho (não remunerado). Este é um dos pontos em debate (https://media.nature.com/original/magazine-assets/d41586-024-02989-z/d41586-024-02989-z.pdf), mas o consenso, hoje é de que se o sistema precisa usar novas tecnologias, como, por exemplo a ferramenta ELIZA (https://editorscafe.org/details.php?id=48), na ponta, a avaliação final deve ser sempre feita por humanos.
Eu, de fato, não faço mais revisões, mas os jovens pesquisadores e doutorandos de hoje vão enfrentar esse admirável mundo novo daqui para frente e saber mais sobre os problemas e como são vistas as boas práticas da revisão por pares passa a ser bem importante. Todas as palestras estão disponíveis no you tube: basta digitar Peer Review Week. Boa viagem a todos!
Commenti