Matéria de outubro de 2022 (NIH asked to replace a PI on grants after university said she violated policy) no Retraction Watch ilustra bem como se tornaram importantes as Boas Práticas e de como as agências financiadoras e instâncias governamentais nos EUA em especial, mas também na Europa, estão passando à ação para combater as condutas questionáveis na pesquisa.
Neste caso, após inquérito pela Universidade do Estado de Nova Iorque (SUNY) e a constatação de diversas instâncias de má-conduta, conforme as regras impostas aos pesquisadores recipientes de seus financiamentos, o NIH (National Institutes of Health) solicitou à universidade a troca do pesquisador responsável! Um caso inédito que suscitou cartas da universidade endereçadas ao NIH, processo da pesquisadora contra a universidade, acusações de ação discriminatória e, por aí vai.
O que me chamou a atenção foi o fato que a universidade, em seu extenso relatório coloca que a pesquisadora violou os procedimentos de conduta responsável da universidade ao se recusar a identificar os dados brutos anotados no caderno de laboratório referentes a uma imagem que foi alegada ter sido modificada de forma inapropriada. E foi esse o argumento usado pelo NIH para solicitar a troca do pesquisador responsável. Aguardemos o desenrolar dos acontecimentos!
Comments