top of page
Buscar
  • Anna Goldberg

Virtude alheia: o caso de um pesquisador chileno


Que tal uma fofoca edificante para variar?


Pois é, noticia de 12 de outubro de 2022 no Retraction Watch com o título - A display of extreme academic integrity: A grad student who found a key error praises the original author – conta a história de Paul Lodder, um aluno de Mestrado em inteligência artificial da Universidade de Amsterdam.


Ao se preparar para um curso de neurociência computacional (sim, esse curso existe) que queria fazer, tentava expandir um modelo publicado por um pesquisador chileno, na Universidade de Valparaiso, usando seu próprio programa. Precisava de alguns parâmetros adicionais que Rubén Herzog, o chileno (https://brainlat.uai.cl/profesor/ruben-herzog/), imediatamente colocou a sua disposição. Mas ao rodar o seu programa usando os parâmetros publicados por Rubén, os resultados eram diferentes.


Com a ajuda do próprio Rubén, que imediatamente se prontificou a ajudar para ver onde estava o problema, rodou de novo e de novo seu programa, cada vez com mais um ajuste. Mas, nada de conseguir os mesmos resultados. Ao final, recebeu o código original do próprio Rubén e verificou que havia um erro tipográfico no código do pesquisador chileno!


Após a correção desse erro, o programa fornecia o mesmo resultado que o programa elaborado por Paul, quando rodados, em paralelo, em um conjunto de dados simulados. Nas palavras do próprio Paul - I would like to highlight that it is only because Rubén had been so helpful throughout the process that I was ultimately able to spot the typo: He helped me get started with the simulations, thought along with me when I communicated my findings, and finally even shared the code with me to see if I could find an explanation for the discrepancy.


Rubén’s handling of the situation has been a display of extreme academic integrity from beginning to end

(https://retractionwatch.com/2022/10/11/a-display-of-extreme-academic-integrity-a-grad-student-who-

found-a-key-error-praises-the-original-author/) .


Querem saber o final dessa história? Rubén recebeu a notícia, agradeceu ao Paul e convidou-o a

ser coautor na nova submissão do artigo, após a retratação, pelos autores, daquela primeira

publicação no Science Reports, em 2020. Um lindo exemplo de integridade científica, que

deveríamos aplaudir em pé!

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Kommentare


bottom of page