top of page

Você conhecia? Eu não!!!

  • Anna Goldberg
  • há 5 dias
  • 2 min de leitura

Me inscrevi na newsletter Research Information voltada para editores, jornais e pesquisadores. Eis aqui algumas notícias garimpadas para você, meu caro leitor. É o admirável mundo novo batendo à sua porta. Você está preparado para navegar, como diria Gilberto Gil, nesse informar?


  1. Digital Science. Não, não é um título genérico! Digital Science é o nome de uma organização que acaba de lançar um editor de textos baseado em inteligência artificial para pesquisadores. E, pasmem: São 20 milhões de usuários da plataforma Overleaf (https://pt.overleaf.com/). O site informa que a plataforma foi desenvolvida para facilitar a escrita científica e técnica, usando o ferramental LaTex. A versão gratuita só permite uso individual, mas a ideia é a utilização colaborativa.


  2.  Claire Molton é a entusiasmada CEO da -The Company of Biologists- uma organização sem fins lucrativos localizada no Reino Unido (https://www.biologists.com/), que acaba de completar um século de existência! Edita revistas importantes como o Disease Model and Mechanisms (FI 5,7) e o Journal of Cell Science (FI 4,0), mas também organiza eventos com foco em sustentabilidade e equidade global. E, por fim, tem uma forte política de suporte a jovens pesquisadores. Vale a pena visitar a página e ver as oportunidades de financiamento (https://www.biologists.com/about-us/early-career/).


  3. A Springer Nature anda correndo atras de novas ferramentas baseadas na inteligência artificial (https://www.researchinformation.info/news/springer-nature-launches-new-ai-tool/). A última novidade da editora é o lançamento de uma ferramenta para auxiliar editores e revisores por pares automatizando aquelas listas de verificação de qualidade e marcando submissões suspeitas, que será adicionada a sua nova plataforma de submissão de artigos Snapp, onde já há ferramentas de detecção de conteúdo falso (fake), desenvolvidas pela própria empresa. A sua versão beta está sendo testada em mais de 100 revistas incluindo a Scientific Reports, para ser incorporada na plataforma de submissão de mais de 100 revistas da editora. A conferir.


  4. A Wiley também está enfrentando os desafios da inteligência artificial. Informa que, numa colaboração da AI Growth da Wiley com os serviços da plataforma da Amazon (AWS), acaba de lançar uma ferramenta de busca da literatura científica, com capacidade generativa (https://www.researchinformation.info/news/wiley-ai-agent-to-launch-on-amazon/). É mais um oferecimento dentro do ferramental de acesso aberto da Amazon, para os pesquisadores da área da Saúde, e pode ser usado para criar projetos que variam de descoberta de biomarcadores à geração de protocolos de ensaios clínicos. Na página há explicações e vídeo para entender melhor como fazer valer essa oferta, usando interfaces de conversa com os chat agents (Sample Agents for Healthcare and Life Sciences on AWS | Sample Agents for Healthcare and Life Sciences on AWS (aws-samples.github.io)).


 
 
 

Comentários


bottom of page