Boas práticas são mais que normas
- Anna Goldberg
- há 12 minutos
- 1 min de leitura

Tive ocasião essa semana de ler entrevista feita a Luiz Henrique Lopes do Santos. Dono de enorme simpatia, é um acadêmico de peso, filósofo, professor da USP e foi coordenador científico da Revista FAPESP por 21 anos, e com o qual cruzei uma ou duas vezes, nos corredores da FAPESP.
Entre muitos outros feitos, foi o idealizador do Código de Boas Práticas da FAPESP(2011), posteriormente aperfeiçoado (2014). É um documento de leitura obrigatória que, hoje, faz parte da lista de informações que qualquer pesquisador deve saber ao buscar um financiamento pela Fundação de Amparo, em São Paulo.
Já leu? É um documento amplo que aborda não só a correta apresentação de propostas de estudo e de registro e comunicação dos resultados, mas também diretrizes para uma conduta ética como pesquisador e educador. Além disso, traz um roteiro para a melhor abordagem de casos de má-conduta. O texto é bem conciso e de fácil leitura. Não deixe para depois!
P.S.: a revista FAPESP tem um uma seção fixa, com matérias em cada edição, chamada Boas Práticas que recomendo ler na página da fapesp ou no instagram (https://www.instagram.com/pesquisa_fapesp/).
Commenti