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E o ChatGPT disse:

  • Anna Goldberg
  • 8 de out.
  • 2 min de leitura
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Gestão da pesquisa é o conjunto de práticas, estratégias e ferramentas utilizadas para planejar, organizar, acompanhar, avaliar e difundir atividades de pesquisa científica, tecnológica ou de inovação. O objetivo é garantir que os recursos (humanos, financeiros, materiais e informacionais) sejam aplicados de forma eficiente, resultando em produção de conhecimento relevante, ético e de impacto social, econômico ou acadêmico.

Mas nós adicionamos: Bonito no papel, não acham? Mas a prática é bem complexa. Exige competências diferentes para que o fluxo de cada projeto funcione a contento. Vejam na lista abaixo.

Itens como o planejamento e execução da pesquisa, redação, comunicação e relatórios após a obtenção e análise dos resultados, são da competência do pesquisador e de sua equipe. Outros itens podem ter seu fluxo melhorado significativamente com a ajuda do apoio administrativo. É o caso da captação e gestão dos recursos (financiamentos, bolsas, infraestrutura), do monitoramento do andamento do projeto, da gestão da propriedade intelectual e do cumprimento de normas éticas e legais.


Principais processos da gestão da pesquisa:

  1. Planejamento da pesquisa

Definição de linhas e áreas prioritárias de investigação.

Elaboração de projetos e propostas (problema, objetivos, hipóteses, métodos, incluindo plano de análise estatística).

Estabelecimento de cronogramas e orçamento.

  1. Captação e gestão de recursos

Busca de financiamentos (editais, agências de fomento, parcerias).

Administração de verbas, bolsas e infraestrutura.

  1. Execução da pesquisa

Condução das atividades experimentais, teóricas ou aplicadas.

Registro, organização incluindo bases de dados e análise.

Cumprimento de normas éticas e legais.

  1. Acompanhamento e monitoramento

Controle do andamento do projeto em relação a prazos e metas.

Relatórios parciais e reuniões de avaliação.

  1. Avaliação de resultados

Verificação da qualidade científica e relevância dos achados.

Indicadores de impacto (publicações, patentes, inovações, citações).

  1. Disseminação e comunicação científica

Publicação de artigos, livros e relatórios.

Apresentações em congressos e simpósios.

Transferência de tecnologia e extensão para a sociedade.

  1. Gestão da propriedade intelectual e inovação

Registro de patentes, softwares e marcas.

Proteção e valorização do conhecimento gerado.

  1. Encerramento e prestação de contas

Relatório final técnico e financeiro.

Arquivamento e disponibilização de dados.


Em resumo: a gestão da pesquisa busca integrar todas as etapas — do planejamento à divulgação — para que a investigação científica seja eficaz, transparente, sustentável e socialmente relevante.

A Goldberg Consultoria está plenamente capacitada a auxiliar você, na área médica e biomédica, seja auditando o seu projeto de pesquisa na fase de submissão para obter financiamento ou mesmo se já estiver em andamento, seja na verificação do seu artigo antes da submissão, na implantação de um fluxo para melhor administração de seus projetos, ou no treinamento de alunos e equipes em integridade científica e boas práticas na pesquisa.

 
 
 

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