Você é ou será avaliado qualquer dia desses!!
- Anna Goldberg
- 25 de set.
- 2 min de leitura

Na segunda-feira, dia 15 de setembro, pude participar de um dia de palestras e debates em torno do tema da avaliação responsável da pesquisa. Vocês sabem o que é isso? Explico. Pesquisadores e professores trabalhando nas universidades e instituições são periodicamente avaliados com o objetivo de aprovar financiamentos, promoção ou contratação e, sabemos, essa avaliação é majoritariamente quantitativa: quantos artigos publicados, fatores de impacto das revistas e número de citações desses artigos, quantos títulos, quantas aulas dadas, e assim por diante. Fica faltando um elemento essencial que é a mensuração da qualidade do que foi feito. Em 2012, nasceu a DORA, uma declaração com vistas a modificar essa situação. A Declaration Of Research Assessment tem, desde então, crescido e expandido suas atividades de forma global. A página da organização (https://sfdora.org/read/read-the-declaration-portugues-brasileiro/) traz o detalhamento, agora disponível em português para a melhor leitura e compreensão.
Essa mudança radical na forma como é vista a qualidade do pesquisador implica em mudanças culturais importantes, mais ou menos dificultosas conforme o país e em modificações profundas das normas vigentes. Na página da DORA há um mundo todo de relatórios, ferramentas, estudos de caso, e muito mais, que valem a pena ser lidos e pensados.
A meu interesse pessoal nesse assunto é antigo e intimamente ligado à conduta responsável na pesquisa. Assim, passei um dia agradabilíssimo, na Reitoria da USP, assistindo as palestras de Rebecca Lawrence, vice-presidente da DORA, Jacques Marcovitch do programa Métricas-USP, com intervenções de Paulo Nussenzveig, pró-reitor de Pesquisa da USP e Giovanna Lima, uma brasileira supersimpática, diretora de projetos da DORA (https://www.linkedin.com/in/giovannalima/). Outros palestrantes da Fundação Schmidt, de outras universidades estaduais, do CNPq e da FAPESP, completaram a programação que pode ser visto aqui....
Comentários