Medical Evidence Project
- Anna Goldberg
- 11 de jun.
- 1 min de leitura

James Heathers (https://jamesclaims.substack.com) ou (@jamesclaims), pesquisador do Laboratório de Ciência Comportamental e Computacional, na Universidade Northeasternem Boston, tem se especializado em biosinalização e, mais importante, em metaciência, detecção de erros e integridade de dados. Além de escrever regularmente no RetractionWatch, posta ativamente nas redes sociais e escreveu recentemente um livro sobre Metaciência Forense.
Agora, acaba de lançar o seu mais recente projeto-desafio: o Medical Evidence Project, com o intuito de detectar e também de informar ao público todos os trabalhos falsos de pesquisa clínica que estão presentes nas revistas e publicações no mundo afora (Science-integrity project will root out bad medical papers ‘and tell everyone’ (nature.com)).
O pontapé inicial veio depois de verificar que ao longo de muitos anos, mesmo após a sua postagem alertando para o problema em 2022 (https://www.nature.com/articles/d41586-023-02299-w ) nada ou muito pouco aconteceu. Ele mesmo em sua página conta o porquê do projeto e como pretende seguir com ele, agora que obteve financiamento ((2) Introducing the Medical Evidence Project (substack.com)). Se tiver sucesso, esse projeto fará um enorme bem a todos nós, ao eliminar dados de ensaios clínicos, falsos ou malconduzidos, que contaminam a medicina baseada em evidências que é, em última análise, a que define o que é relevante nos cuidados dispensados a todos nós, doentes ousãos.
תגובות